09 de Fevereiro de 2010
Fale Conosco Expediente Mapa do Site
 
Assessorias
 
Intercâmbio 18/09/2006 | 18:44
Jornalistas italianos apóiam criação do CFJ
 
O Sindicato dos Jornalistas de São Paulo e a Associação dos Jornalistas Italianos no Brasil realizaram, dia 15 de setembro, no auditório da FIESP, o II Workshop da Imprensa Brasileira, Italiana e Ítalo-Brasileira. O encontro abordou a organização da profissão na Itália, que é baseada na existência da Ordem dos Jornalistas, a Formação profissional, o registro na Ordem dos Jornalistas na Itália e questões como o diploma, a lei de imprensa e a liberdade de expressão.

Participaram do encontro o presidente da Ordem dos Jornalistas da Itália (Ordine dei Giornalisti), Lorenzo Del Boca, o diretor Ennio Bartolotto e o coordenador dos jornalistas italianos no mundo, Franco Po, além do presidente da FENAJ, Sérgio Murillo e da diretoria do Sindicato de São Paulo.

O presidente da Ordem, Lorenzo Del Boca, relatou a experiência da Ordem dos Jornalistas Italianos, que já tem mais de 40 anos e funciona nos moldes propostos pela FENAJ para o Conselho Federal dos Jornalistas. Ele contou que em seu processo de implantação, a Ordem dos Jornalistas Italianos também enfrentou grandes resistências de grupos empresariais de mídia e jornalistas famosos.

A ordem italiana tem 90 mil filiados. Além de um teste de aptidão, a filiação é obrigatória para o exercício da profissão. “Organizações deste tipo são Importantes para quem quer exercer o jornalismo com ética e defende a liberdade de imprensa”, afirmou.

Últimas notícias:
27/01/2010 - Demissões em massa preocupam os jornalistas em Goiás e Rio Grande do Norte
27/01/2010 - Sindicato de SP e FENAJ cobram explicações sobre invasão da PM durante ato de apoio ao PNDH III
27/01/2010 - PECs do diploma podem ser votadas no primeiro semestre
clique aqui para apoiar "Passei minha juventude sonhando em ser jornalista. Um dia, a...
Ivete Vieira

"Para qualificar a informação, com ética e comprometimento co...
Billy Culleton

"Jornalismo só com diploma é mais que uma frase de efeito, é ...
antonio kennedy saldanha ribeiro

"Quem vota contra o reconhecimento do diploma de jornalista t...
magda lucia kaufmann de britto

"Após a decisão RETRÓGRADA do Supremo Tribunal Federal (STF) ...
Fernando Mesquita

clique aqui para apoiar
Clique e saiba tudo sobre o Conselho Federal dos Jornalistas
 
SCLRN 704 - Bl. F. Loja 20. CEP 70.730-536. Brasília - DF. Tels.: (61) 3244-0650/3244-0658. Fax: (61) 3242-6616. E-mail: fenaj@fenaj.org.br