01 de Setembro de 2014
Fale Conosco Expediente Mapa do Site
 
Assessorias
 
Lutas de todos nós 04/04/2012 | 16:10
Sindicato e FENAJ denunciam ameaças contra jornalista em Rondonópolis
 
Em nota emitida no dia 3 de abril, o Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso(Sindjor-MT) e a FENAJ manifestaram apoio incondicional à jornalista Danielly Tonin, que vem recebendo ameaças após a publicação de matéria com críticas à administração municipal de Rondonópolis. Saiba mais, também, sobre a campanha salarial dos jornais, revistas e assessorias de imprensa do Ceará, a agressão de um vereador de Petrópolis (RJ) contra um jornalista, e sobre o resultado da eleição para o Sindicato da categoria em São Paulo.

Danielly trabalha no site Gazeta MT e, após a publicação da matéria, vem recebendo ameaças por telefone e convites estranhos do secretário municipal de Governo em Rondonópolis Gérson de Oliveira.

No dia 30 de março, Danielly registrou queixa crime junto à Polícia, contando o que apurou sobre irregularidades na divulgação de um panfleto publicitário que fere a lei municipal e registrou, também, Boletim de Ocorrência, no dia 02 de abril, junto ao Centro Integrado de Segurança e Cidadania de Rondonópolis (Cisc). O Ministério Público Estadual (MPE) também foi acionado.

As entidades sindicais manifestaram preocupação com a situação e se comprometeram a encaminhar o caso a outros órgãos de segurança, bem como a organizações internacionais, para assegurar a integridade da jornalista e a liberdade de imprensa.

Jornalistas do CE conquistam aumento de 1,50% acima da inflação
Os jornalistas de jornais, revistas e assessorias de imprensa do Ceará aprovaram, no dia 14 de março, a proposta de reajuste de 9% para os pisos e 8,89% para os demais salários da categoria. Em assembleias realizadas nos três jornais cearenses - as primeiras por local de trabalho feitas nos últimos dez anos -, os trabalhadores decidiram aceitar a proposta patronal, com 61% dos votos a favor e 38% contrários, de um total de 160 votantes. O reajuste é retroativo a setembro de 2011 e será pago pelas empresas de uma só vez, no contracheque de abril. A Convenção Coletiva foi assinada pelas partes no dia 20 de março.

Sindicato pede punição de vereador que agrediu jornalista
No dia 28 de março o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro encaminhou à Câmara Municipal de Petrópolis, na Região Serrana, pedido de análise de quebra de decoro parlamentar do vereador Luiz Eduardo Francisco da Silva, vulgo Dudu, do PSDC. Ele é acusado de agredir fisicamente, com apoio de seguranças, o jornalista Pablo Klein.

A raiz do problema é uma discussão na internet sobre a situação jurídica de Dudu com relação às próximas eleições municipais. No facebook, Maurício Borges - um pré-candidato a vereador - postou que Dudu não teve suas contas de campanha aprovadas e possivelmente seria incluído na relação de fichas sujas. Maurício informava também que o vereador responde a 949 processos. Pablo entrou na conversa virtual e perguntou se, de fato, eram 949 processos. Isso teria irritado o vereador. O jornalista relatou que foi agredido com socos, tapas, empurrões e pontapés pelo vereador Dudu, na companhia de três seguranças, na garagem de sua residência, no bairro Mosela.

A agressão e as ameaças foram registradas na 105ª DP, no bairro Retiro, e o exame de corpo de delito foi feito no Instituto Médico Legal do distrito de Corrêas. Questionado por dirigentes do Sindicato dos Jornalistas, o delegado Fabrício Pereira, da 105ª DP, disse que já foram emitidas duas intimações para o vereador comparecer à Delegacia, sem sucesso. “Nos próximos dias, vamos intimá-lo novamente. Só que desta vez usaremos a força policial para conduzi-lo”, afirmou.

Chapa 1 vence eleição para o Sindicato dos Jornalistas de São Paulo
Em eleição realizada de 27 a 29 de março, com a participação de 1.143 votantes, a chapa 1, Sindicato Forte, Unidade e Luta, encabeçada pelo atual presidente do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, José Augusto Camargo, sagrou-se vencedora para o mandato 2012/2015 com 643 votos (56,26%). A Chapa 2, Renovar Para Mudar, Sindicato é Pra Lutar!, de Bia Barbosa, obteve 500 votos (43,74%).

Últimas notícias:
27/08/2014 - Entidades preparam a Semana Nacional de Luta pela Reforma Política Democrática
27/08/2014 - FENAJ recebe Prêmio Luiz Beltrão no XXXVII Congresso da Intercom
28/08/2014 - Pela liberdade e justiça, somos todos Cristian Góes!
 
SCLRN 704 - Bl. F. Loja 20. CEP 70.730-536. Brasília - DF. Tels.: (61) 3244-0650/3244-0658. Fax: (61) 3242-6616. E-mail: fenaj@fenaj.org.br