27 de Maio de 2016
Fale Conosco Expediente Mapa do Site
 
Assessorias
 
Nota oficial 19/06/2013 | 15:02
Jornalista é trabalhador e merece respeito!
 
A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), entidade maior de representação da categoria, vem a público repudiar a violência cometida contra jornalistas por manifestantes, em diversas cidades do país, notadamente São Paulo e Brasília.

Assim como condenamos a violência policial, denunciamos as coações, intimidações, agressões verbais e físicas cometidas contra jornalistas e outros profissionais da imprensa. Ambas as práticas não podem ser toleradas pela sociedade brasileira, visto que violam os princípios da liberdade de expressão e de imprensa.

A FENAJ defende o jornalista brasileiro no seu direito fundamental de apurar os fatos e reportá-los ao conjunto da sociedade. O jornalista é o profissional que está permanentemente trabalhando para que os cidadãos e cidadãs possam exercer o seu direito à informação e, por isso, merece o respeito de toda a sociedade.

Identificar o profissional jornalista com as empresas de comunicação é um erro primário que não deve ser cometido por nenhum segmento da sociedade civil organizada. O jornalista está em permanente batalha pela diversidade de fontes e pelo contraditório, na busca da qualidade da informação e da verdade dos fatos. Nesta batalha, muitas vezes se torna vítima de seu patrão, mas não abre mão dos princípios técnicos, teóricos e éticos de sua profissão.

Para a FENAJ, é com o trabalho do jornalista que o Jornalismo vai continuar a ser uma necessidade social, um bem imprescindível para a democracia e a constituição da cidadania.

Esperamos que as manifestações da sociedade civil organizada sejam uma constante em nosso país e que os jornalistas presentes em cada uma delas, exercendo sua função profissional, sejam respeitados.

Brasília, 19 de junho de 2013.

Diretoria da Federação Nacional dos Jornalistas.

Últimas notícias:
18/05/2016 - FENAJ apresenta denúncia ao MPF contra Temer por demissão ilegal do presidente da EBC
15/05/2016 - Em defesa da EBC, uma empresa pública de comunicação
16/05/2016 - Comissão Eleitoral da FENAJ abre prazo para impugnação de candidaturas
 
SCLRN 704 - Bl. F. Loja 20. CEP 70.730-536. Brasília - DF. Tels.: (61) 3244-0650/3244-0658. Fax: (61) 3242-6616. E-mail: fenaj@fenaj.org.br