21 de Maio de 2013
Fale Conosco Expediente Mapa do Site
 
Assessorias
 
Liberdade de Imprensa 31/01/2005 | 17:45
FENAJ cobra providências do Governador do MS
 
No dia 28 de janeiro, quando cobriam a visita do Secretário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional às aldeias indí­genas da região de Dourados (MS), profissionais de imprensa foram impedidos de exercer seu trabalho pelo Secretário de Coordenação Geral do governo do estado. Na defesa da liberdade de imprensa e do direito à informação, a FENAJ encaminhou carta ao Governador Zeca do PT. Leia a í­ntegra a seguir.

Brasí­lia, 31 de janeiro de 2005.

Ao Governador do Estado de Mato Grosso do Sul,
Exmo. Sr. Zeca do PT

Senhor governador:

A Federação Nacional de Jornalistas - FENAJ, em atenção à nota oficial divulgada pelo Sindicato dos Jornalistas de Dourados, em Mato Grosso do Sul, vem à vossa presença lamentar a forma como foram tratados os profissionais da Imprensa, na última sexta-feira, 28 de janeiro, por ocasião da visita do Secretário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e comitiva governamental às aldeias indí­genas da região, diante das denúncias de que crianças í­ndias estão morrendo de desnutrição nas aldeias Jaguapiru e Bororo daquele municí­pio.
A forma como o Secretário de Coordenação Geral do Governo de Mato Grosso do Sul, Raufi Marques, comportou-se em relação aos profissionais, não condiz com o que se pretende seja uma administração transparente e voltada aos interesses populares. Tolher o espaço da imprensa, que estava ali apenas para realizar o trabalho profissional, foi uma atitude lastimável do Secretário, e merece a nossa reprovação.
O direito à informação é uma conquista social, e é inaceitável que autoridades públicas criem formas de cerceamento ou constrangimento ao trabalho de jornalistas profissionais. Esperando uma adequada apuração dos fatos e adoção de iniciativas que impeçam que tais acontecimentos lamentáveis se repitam, manifestamos nossos votos de consideração.

Cordialmente,

Sérgio Murillo de Andrade
Presidente

Últimas notícias:
21/05/2013 - Juíza manda tirar artigo do site do jornalista Emiliano José
20/05/2013 - Inscrições abertas para o Prêmio Abdias Nascimento
10/05/2013 - Debate em SC amplia movimento pela aprovação da exigência do diploma na Câmara
 
SCLRN 704 - Bl. F. Loja 20. CEP 70.730-536. Brasília - DF. Tels.: (61) 3244-0650/3244-0658. Fax: (61) 3242-6616. E-mail: fenaj@fenaj.org.br