31 de Maio de 2016
Fale Conosco Expediente Mapa do Site
 
Assessorias
 
Prática antissindical 21/01/2016 | 20:23
Fato Online "convida" dirigente sindical a se retirar da redação
 
No dia 14 de janeiro, Wanderlei Pozzebom, coordenador do Sindicato dos Jornalistas do DF, esteve na redação do Portal Fato Online para conversa com os jornalistas da empresa a respeito do atraso no pagamento de salários e 13º. O Sindicato já havia notificado a empresa, cobrando esclarecimento sobre as denúncias anônimas que foram encaminhadas à ouvidoria da entidade. Durante a conversa, Wanderlei foi convidado a se retirar da redação por dirigentes da empresa, que alegaram que a visita não estava autorizada.

Além de ameaçarem a entidade, o sindicato foi informado que os jornalistas também foram coagidos. O SJPDF manifestou seu repúdio ao ocorrido e ao desrespeito com que a empresa tratou tanto os seus trabalhadores quanto a entidade que os representa.

Confira nota
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF) obteve informações de que, desde novembro, a equipe de redação do Fato Online sofre com atrasos de salários e o não pagamento do 13º salário. O Sindicato reconhece que essa realidade não é um caso isolado que diz respeito apenas aos trabalhadores do Fato Online. Mas vem a publico repudiar a postura antidemocrática por parte da empresa em querer intimidar e desqualificar o SJPDF e ameaçar de demissões os jornalistas. Esta entidade sempre sairá em defesa dos direitos dos trabalhadores e não se intimidará com os ataques desferidos pelos patrões.

No entendimento do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do DF, o debate sobre assuntos de interesse da categoria devem ser pautados de forma democrática, com respeito mútuo e transparência. Repudiamos ainda qualquer tentativa de censura, constrangimento, pressão indevida, assédio ou ataques infundados contra qualquer pessoa. E lamentamos a pratica antissindical e agressiva por parte dos dirigentes da empresa ao representante desta entidade em visita à redação do Fato Online na última quinta-feira (14) e aos trabalhadores.

O sindicato ressalta também que a lógica dos patrões continua sendo a mesma: produzir mais, com equipes cada vez menores. E com isso quem sofre são os jornalistas, que enfrentam, cada vez mais, sobrecarga de trabalho, jornadas excessivas e acúmulo de função. Reafirmamos que não aceitaremos a transferência da conta da crise para os trabalhadores. Lembramos ainda que o pagamento de salário é direito de todos os trabalhadores e condição fundamental para qualquer empresa que queria demonstrar credibilidade à sociedade e aos seus funcionários.

Por fim, reafirmamos a nossa solidariedade aos colegas do Fato Online e rechaçamos o descaso da direção para com os seus trabalhadores. O Sindicato disponibiliza também a sua assessoria jurídica para todos os jornalistas.


Sindicato dos Jornalistas Profissionais do DF

Últimas notícias:
18/05/2016 - FENAJ apresenta denúncia ao MPF contra Temer por demissão ilegal do presidente da EBC
15/05/2016 - Em defesa da EBC, uma empresa pública de comunicação
16/05/2016 - Comissão Eleitoral da FENAJ abre prazo para impugnação de candidaturas
 
SCLRN 704 - Bl. F. Loja 20. CEP 70.730-536. Brasília - DF. Tels.: (61) 3244-0650/3244-0658. Fax: (61) 3242-6616. E-mail: fenaj@fenaj.org.br